administração financeira
Índices de liquidez
O estudo da liquidez visa conhecer a capacidade de pagamento da empresa, isto é, suas condições financeiras de cobrir no vencimento todos seus compromissos passivos assumidos. Revela, ainda, o equilíbrio financeiro e sua necessidade de investimento em capital de giro. É importante que os gestores das micro e pequenas empresas tenham a clarificação de análise de que índice de liquidez alto não representa, por si só, excelente saúde financeira da organização. Porém, o que gera valor ao índice de liquidez é a qualidade dos ativos, sendo utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constituem uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade da empresa de saldar de cumprir os prazos de suas dívidas.
A Liquidez Corrente, por sua vez, é um dos índices mais utilizados na análise econômico-financeira, principalmente por focar os recursos de curto prazo. Indica o quanto a empresa poderá dispor em recursos do Ativo Circulante para cumprir suas obrigações do Passivo Circulante. Apresenta, portanto, o quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada $ 1,00 de Passivo Circulante. Quando AC > PC e, por consequência o ILC > 1, os valores circulantes (atividade operacional) são suficientes para cobrir as dívidas de curto prazo e ainda se apresenta uma “folga” financeira.
O Índice de Liquidez Geral reflete a capacidade de pagamento de todo o exigível da empresa, face aos ativos circulantes e realizáveis. Saliente-se que o risco de crédito será maior na medida em que o ILG for menor. Em termos de análise, indica quanto à empresa possui no Ativo Circulante e Realizável no Longo Prazo para cada $ 1,00 de dívida total. Quando o ILG > 1 significa que a empresa tem uma certa folga, na capacidade de pagamento da empresa, refletindo o quanto a empresa possui de ativos líquidos e realizáveis para cada $ 1,00 de Passivo Circulante.
Os estoques, por gerarem custos