conjunções
As conjunções são palavras invariáveis que servem para articular/ligar frases ou elementos semelhantes da mesma frase. Há dois tipos de conjunções: coordenativas e subordinativas. Conjunções coordenativas – ligam dois elementos semelhantes da mesma frase ou duas frases da mesma natureza, independentes gramaticalmente mas entre as quais existe uma relação. Ex.: Alguns rapazes e algumas raparigas foram ao cinema. Hoje foram ao cinema, mas amanhã vão ao teatro. Conjunções subordinativas – ligam duas frases, uma das quais está subordinada, ou seja, depende de outra. As conjunções subordinativas introduzem as frases subordinadas. Ex.: …Quando saíram, foram ao cinema.
Desenvolvimento
Coordenativas
As conjunções coordenativas podem ser:
Aditivas/copulativas
Indicam uma relação de adição à frase: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como etc.
Ex.: Comi e fiquei satisfeito.
Todos aqui estão contentes e despreocupados.
Adversativas
Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vírgula é obrigatória.
Ex.: O carro bateu, mas ninguém se feriu.
Alternativas ou disjuntivas
Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou... ou, ou, ora... ora, já... já, quer... quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.
Explicativas
Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo).
Ex.: Feche a porta, porque/que está chovendo.
Conclusivas
Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por