conjuntura
Com base no texto encaminhado em anexo, responda as seguintes questões:
1) Quais as principais dificuldades que a Venezuela vem enfrentando em relação ao câmbio? R: A Venezuela não está tendo capital para pagar as suas dividas com as companhias aéreas, cotação e a dificuldade de conseguir dólares e euros para poder realizar os sus pagamentos, inflação local, escassez de dividas que torna a permanência de algumas empresas estrangeiras no pais e afetado de forma expressiva as compras externas, em um pais que importa 80% do que consome.
2) Qual a principal atividade exportadora e geradora de divisas do país?
R: O petróleo Venezuelano.
3) Explique por que alguns fabricantes de alimentos suspenderam a produção de determinados tipos de alimentos no país?
R: Devidos a algumas dificuldades, as empresas que importam bens considerados não essenciais na Venezuela estão repassando o aumento do custo da moeda americana para seus produtos, o que alimenta a inflação local.
4) Cite alguns dos principais produtos que tem faltado nas prateleiras dos mercados venezuelanos, e como a sociedade vem enfrentando o problema cambial em relação a regulação do seu mercado de câmbio? R: Alguns dos principais produtos venezuelanos vão desde de alimentos à papel higiênico.
5) Descreva as dificuldades encontradas pela empresa brasileira de embalagens de alimentos em relação ao mercado venezuelano. R: O fabricante de maquinas usado para embalar equipamentos, localizada em Jaraguá do Sul, sofre com a falta de pagamentos de maquinas que foram exportadas. A Venezuela já que o maior cliente da fabrica citada. Neste ano, não exportam mais para o país, pois ninguém consegue secar dinheiro para importar maquina, mesmo que seja para embalar alimentos. Portanto, isso está acabando com a produção local de alimentos.
6) Como o governo conduz a política cambial da Venezuela em relação a sua taxa de câmbio?
R: O