Conjuntura
O deflator implícito do PIB é uma medida de preços, seu resultado é obtido pela divisão do PIB Nominal pelo PIB Real. Assim como outros indicadores de preço, essa é uma importante medida, que nos mostra a variação do nível geral dos preços (inflação) por período. Nesse calculo os produtos importados não aparecem. De acordo com dados fornecidos pelo IPEA data, podemos observar pelo gráfico que o deflator do PIB no segundo trimestre de 2012 foi de 4,9%. Esse número representa a variação do trimestre em relação à média do ano anterior. Em comparação com outros períodos o número que apresentava queda no ultimo trimestre de 2011 para o primeiro de 2012, apresentou um aumento significativo no segundo trimestre. Nos primeiros três meses do ano o valor foi de 2,24%.
Figura: Deflator implícito do PIB - variação trimestral em pontos percentuais
Fonte: IPEA data
PIB - Ótica da Oferta
O produto interno bruto quando mensurado pela ótica da oferta é composto pela produção agropecuária, industrial e pelo setor de serviços. Sendo que a agropecuária é responsável por aproximadamente 10% da composição do PIB, o setor industrial contribui com 30% e os 60% restantes dependem da evolução do setor comercial.
Detalharemos a seguir o comportamento de cada componente do produto interno bruto, com intuito de projetor o seu desempenho para o ano de 2013.
Agropecuária
O Brasil é caracterizado pela sua forte produção primária, pois apresenta vantagens comparativas no setor agropecuário. Sua elevada produção oriunda de sua grande qualidade e quantidade de terras disponíveis para sua produção agrícola e criação de animais.
Devido aos fatores citados acima o Brasil é considerado um dos principais exportadores de commodities, tendo seus produtos como principais destinos: China e Estados Unidos.
Porém a crise que assola o mundo vem reduzindo a expectativa de crescimento mundial. Os principais atingidos são os países desenvolvidos que representam em torno de 60%