Conjuntura econômica
A Inflação por demanda ocorre quando há um aquecimento do consumo já que há pessoas com dinheiro para consumir, porém as empresas não conseguem dispor de produtos na quantidade suficiente para atender a demanda.
Não só em relação ao meu curso, Administração, como em qualquer área de atuação, a inflação vem prejudicar o mercado de trabalho, pois uma das primeiras medidas de qualquer empresa é a redução de custos, escassez da oferta de vagas, salários não compatíveis com a qualificação do profissional, afeta a distribuição de renda, onde os reajustes dos assalariados não acompanham o aumento dos preços.
O Brasil usa como forma de medir a inflação as médias aparadas: são cortadas as maiores altas e as maiores baixas para chegar a uma média. Em outros países, como exemplo os Estados Unidos, são medidas as taxas de produtos mais sujeitos a choques, como alimentos. Em terras brasileiras, a inflação já chegou até mais de 2.700% ao ano, mas com o advento do Plano Real em 1994, ela foi controlada e hoje gira em torno de 6 a 8% ano.
2. De que forma você combinaria as Políticas Fiscal, Monetária e Cambial para combater uma inflação típica de demanda? Justifique sua resposta.
Política Fiscal = Atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos.
Política Monetária = Atuação do governo para controlar a quantidade de moeda que circula no país, os níveis de crédito, as taxas de juros e a liquidez da economia.
Política Cambial = Conjunto de medidas adotadas pelo estado e entidades competentes em assuntos monetários, em prol de um equilíbrio e fluidez da moeda frente às apurações.
Combinar a redução do gasto público através da estabilização da taxa de juro básica, contenção da emissão de moeda. Manutenção do câmbio flutuante com estimulo a exportação através da redução de alíquotas para produtos de alto valor