Conjuntura Econômica
REJANE LIMA DE QUEIROZ
A importância de estudar economia.
Atividade apresentada à Universidade Salvador – UNIFACS EAD para a disciplina Conjuntura econômica como uma exigência contida na ementa do curso de Bacharelado em Serviço Social, 2º semestre, Noturno sob orientação do Professor Fabio da Silva Machado.
SANTO AMARO
2011
1 – Na figura abaixo, o autor tenta revelar alguns problemas que a humanidade começou a conviver a partir desse processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Após pesquisar mais sobre esse tema, escreva de forma resumida como se deu esse processo. (Valor: 4,0) Fonte: http://www.google.com.br/imgres?q=charges+capitalismo&hl=pt-BR&sa=X&tbm=isch&tbnid=wWhyHoiVuo6AbM:&imgrefurl=http://tebloga.wordpress.com
Inicialmente analisando as imagens acima vemos três personagens na mesma posição porem em ambientes diferentes. A primeira imagem retrata um ambiente rural e na segunda imagem temos um ambiente urbano.
Sobre a primeira imagem trata de um ambiente campestre, típico da idade média em que se desenrolava o feudalismo. Os feudos eram pequenas porções de terras situadas em aldeias.
No sistema feudalista os feudos eram monopolizados pelos senhores feudais e estes faziam parte da nobreza e do clero, portanto estavam no meio e no topo da pirâmide social. Enquanto isso, na base estavam os servos e ou camponeses retratados na imagem um. Por ocuparem estas posições detinham poder. Determinava os impostos e taxas os servos deviam-lhe repassar quase tudo que plantavam ficando com o necessário para suprir as necessidades de sua família.
A segunda imagem retrata o ambiente urbano símbolo do capitalismo. Nela observamos a atual situação dos “servos” que continuam sendo à base da pirâmide, isto é, os pobres ou ainda aqueles que se encontram abaixo da pobreza também clamados de classe D e E.
Enquanto na primeira colhíamos o que havíamos plantado, na segunda catam-se