Conjuntura econômica
ENGENHARIA QUÍMICA
CONJUNTURA ECONÔMICA: ATIVIDADE VIRTUAL 1
Salvador
2012
Questão 1)
A principal concorrência é entre empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço/produto. Entre elas, cada uma se preocupa em oferecer uma melhor oferta atribuída a uma melhor qualidade para o consumidor. Além de aquecer o mercado, a concorrência atua positivamente no aperfeiçoamento tecnológico e a produtividade, influindo também no custo de vida. A partir disso, o mecanismo dos preços passa a regular e intermediar os ofertantes e demandantes para chegar a um equilíbrio de mercado. Se a demanda for maior que a oferta, os preços tendem a subir. Se a oferta for maior, o preço tende a cair. Se coincidir, o preço tende a se estabilizar.
Questão 2)
O ponto de equilíbrio seria um consenso entre o lado da oferta (empresas, negócios, vendedores, prestadores de serviços, etc) e o da procura (o consumidor). A obtenção desse ponto seria um balanceamento entre o preço mínimo que o ofertante gostaria de receber para prestar seu serviço, com o preço máximo que o demandante estaria disposto a pagar. Seria justamente um preço em que ambos os lados estariam satisfeitos e o mercado estaria em equilíbrio.
Questão 3)
O desequilíbrio citado pode gerar a inflação de demanda, que consiste na ideia de que há uma demanda de consumo muito maior do que o mercado pode suportar. Pode ser causada por diversos motivos (a diminuição da taxa de juros, por exemplo) que causam o estímulo as compras, aumentando consequentemente a inflação. Outros tipos de inflação são: Inflação de custos (aumento no custo para produção), inflação inercial e a inflação de lucros (quando uma grande empresa – ou mais – de um mercado já consolidado “determina” o aumento de preço do(s) produto(s)).
REFERÊNCIA
UNIVERSIDADE SALVADOR. Módulo de Conjuntura Econômica. 2012
RENASCE BRASIL. O que é Concorrência, Monopólio e Oligopólio. Disponível em: