conjuntura economica
Disciplina: Conjuntura Econômica
Professor: Fábio da Silva Machado
Tutor: Robson dos Santos Brito
Aluna: Maria Bernadete Soares de Oliveira
Questão 01:
Neste caso a taxa de desemprego não contribuiria para a pressão inflacionária, porém os baixos níveis de crescimento econômico significa que o parque industrial sucateado ou com pouco investimento, cujo significado é a menor confiança na política governamental. Este fator sim, contribuiria para o aquecimento da inflação caso o governo intencionasse um crescimento no PIB, devido a especulação que poderia se estabelecer. O Brasil pode ser elevado aos níveis de renda da população. Um sistema de cooperativas e um certa reserva de mercado para um sistema alternativo de comercialização, poderia ajudar muito na retenção de renda pela agricultura familiar e na sobra de renda pelo consumidor urbano. Isso criaria uma renda adicional para artigos de consumo, o que poderia criar empregos sobretudo na indústria e no setor de serviços.
Questão 02:
O economista acredita que os preços desses produtos estão abaixo do mercado, isso é feito por meio do fenômeno realizado, pelo governo a eles, de modo que o poder Executivo determinou a Petrobrás que faça um reajuste no preço do combustível e liberou um subsídio para concessionárias de energia, que possibilitasse manutenção dos preços, no período das eleições. Nesse caso, não há como concorrer, porque essas atividades são realizadas em regime de monopólio.
Questão 03:
Inflação de Custos é aquela que deriva de um aumento nos insumos utilizados na produção de um bem, e que leva ao aumento deste.
Inflação de Demanda acontece quando se tem um aumento na procura de um determinado bem, sem o mesmo correspondente do lado da oferta, logo a economia se reequilibra do aumento no preço desse bem. Na minha opinião a inflação de demanda pode ser estimulada neste contexto devido ao reequilíbrio do aumento nos preços desses bens, como o aumento das