CONJUNTO HABITACIONAL ESTRELA DALVA
ESTRELA D’ALVA
2.1 Terreno e Localização
Conjunto Habitacional Paineiras, popularmente conhecido como Conjunto Estrela D'alva é um bairro da região Oeste de Belo Horizonte – Minas Gerais. A denominação Conjunto Habitacional vem do fato de o bairro ter sido criado a partir do Conjunto Paineiras, que por sua vez ficou conhecido como Estrela D'alva. Os bairros limítrofes são: Buritis, Estoril e Palmeiras.
2.2 Histórico
O conjunto foi construído pela Inocoop Centrab, no final da década de 1970 e inaugurado em 1984. Este representou a introdução de uma tipologia completamente estranha para a região, à época, conformando-se uma exceção na paisagem local. Incluído no mesmo zoneamento do restante do bairro Havaí, que limitava a altura das construções em dois pavimentos, o empreendimento usufruiu de uma abertura que a Lei de 1976 apresentava para "conjuntos residenciais verticais de interesse social".
A obra foi finalizada, mas seus primeiros moradores tinham grande dificuldade de acesso. A ligação com a área central se fazia com dificuldade, através do bairro Jardim América.
Nos primeiros anos o comércio se limitava ao Mercado do Português, um mercadinho pequeno que usou a edificação do alojamento dos pedreiros da obra que ficava onde hoje é a entrada do Parque Estrela D’alva, depois passou para onde seria construído o centro comercial.
Na década de 1990, para evitar desavenças entre os moradores, principalmente por causa dos estacionamentos, passou-se a cercar as quadras e separar as áreas menores para melhor organizar a questão de condomínio da área e a segurança das mesmas.
A Quadra 89 foi a primeira a fazer o cercamento interno em virtude da segurança, sendo que aconteceu na Rua Deputado Sebastião Nascimento fundos com Rua Havana, foi no final dos anos 80. O projeto original do arquiteto Joel Campolina não previa cercamento externo e interno.
O Conjunto Estrela D’alva, com o passar do