conjuncoes
As duas orações estão ligadas pela conjunção e e não têm relação de dependência entre si. Então, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e independe da segunda (As estrelas inundaram o céu de luz) para tê-lo e assim também é a segunda em relação à primeira.
Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e conseqüentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa.
A frase complexa ou pluri-oracional é aquela que contém dois ou mais verbos conjugados e, por consequência, duas ou mais orações. Há duas maneiras de organizar estas orações na frase;
Coordenação
Os campos cobriram-se de flores e as árvores encheram-se de folhas. oração coordenada oração coordenada
Subordinação
Os campos cobriram-se de flores quando a Primavera chegou.
Verbos regulares
Dizemos que um verbo é regular quando, ao ser conjugado, não sofre variação do radical. Exemplos: Cantar – partir – falar
Notem que o radical CANT permanece inalterado nos tempos presente do indicativo e futuro do presente do indicativo e no presente do subjuntivo. Por isso, dizemos que o verbo CANTAR é regular. São conjugados dessa mesma forma os verbos SALTAR, LAVAR, ANDAR. Para uma melhor fixação vejamos mais um exemplo:
São conjugados dessa mesma forma: CONHECER, DESCER, COMER, etc. oração subordinante oração subordinada
VERBO IRREGULAR São aqueles que sofrem variação, em geral, no radical. Exemplos: Ser, ter, dizer, fazer, etc.
Alguns verbos são irregulares apenas no particípio: sobrescrito, subscrito, inscrito, etc. O verbo perder é irregular no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo afirmativo.