Conhecimentos gerais da Matemática
Texto verbal X Texto não-verbal
Para falarmos texto verbal e texto não-verbal é importante entendermos o conceito de linguagem.Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos entre as pessoas. como por exemplo a linguagem gestual, corporal, sonora, visual, gráfica, etc.
Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano. Mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas.
• ela está presente em textos em propagandas;
• em reportagens (jornais, revistas, etc.);
• em obras literárias e científicas;
• na comunicação entre as pessoas;
• em discursos (Presidente da República, representantes de classe, candidatos a cargos públicos, etc.)
Já a linguagem não-verbal é utilizada quando não código usado não é a palavras, mas sim outros códigos, como: cores, pintura, sinais, desenhos, sons, gestos, etc. Veja os exemplos: Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebo
Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”
Imagem indicativa de “silêncio” 1- Denotação e Conotação
A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos:
A menina está com a cara toda pintada.
Aquele cara parece suspeito.
No primeiro exemplo, a palavra cara