Construção da matematica
A CONSTRUÇÃO DA MATEMATICA E SUA IMPORTÂNCIA
A matemática, do grego Mátheema (ciência), distingui-se por seu aspecto formal e abstrato e por sua natureza dedutiva e sua construção liga-se a uma atividade concreta sobre os objetos para a qual o aluno necessita da intuição como processo mental. A matemática é mais construtiva que dedutiva, e o pensamento matemático é um processo que aumenta o entendimento, informações e técnicas para a mente trabalhar.
O sistema educativo, implantado na década de 1990, apresenta metodologias e estratégias de como “aprender a aprender “ou a de “aprender a pensar”“. É necessário defender um estudo mais racional, mais sensível ao uso da mente que a simples memorização e adaptação.
Desta concepção para o entendimento da matemática e de sai posterior transferência para as aulas surgem os Princípios da Matemática Realista, os quais:
- contribuem para a bagagem cultural das pessoas;
- tentam salvar o dualismo saber e utilizar matemática;
-não devem ser separados das demais ciências.
Operacionalização dos princípios da matemática realista
,
Com esta operacionalização surgem dois fatores considerados imprescindíveis no projeto do processo de instrução da matemática.
1. Uso e incentivo dos procedimentos intuitivos como mediação para explorar e construir formalmente o conhecimento matemático
2. Conhecimento dos alunos em relação às ideias prévias que possuem e o grau de dificuldade que poderiam manifestar pelo nível de desenvolvimento intelectual alcançado.
Toda disciplina curricular marcada por um caráter de cientificidade possui uma hierarquia em seu conteúdo, é o que determina a estrutura interna para organiza e relacionar todas as partes. Uma das dificuldades de ensinar e aprender matemática esta em sua natureza hierarquizada, bem como no problema de definir hierarquias com precisão e exatidão para todos os conteúdos matemáticos.
A matemática não é, precisamente, um conjunto de elementos sem