Conhecimento e senso comum
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL
CONHECIMENTO E SENSO COMUM
EDUARDO WECKERLE
BLUMENAU - SC
2010
EDUARDO WECKERLE
CONHECIMENTO E SENSO COMUM
Trabalho sobre conhecimento e senso comum apresentado ao Curso de Graduação em Administração Gestão Empresarial do Centro de Ciências Sociais da Universidade Regional de Blumenau.
Prof. Adriana Corrêa - Orientador
BLUMENAU- SC
2010
RESUMO
O Conhecimento é o ato de incorporar um novo conceito que adquirimos através de novas experiências, contatos interpessoais, leitura de livros e artigos diversos.
Nós seres humanos somos os únicos que podemos criar, transformar e aplicar o conhecimento que obtemos. Existem diferentes tipos de conhecimento que podemos adquirir. O conhecimento cientifico é racional, sistemático e fruto de pesquisas comprovadas que é o contrario do senso comum onde é obtido através da vivencia e cultura. Há também o conhecimento filosófico que busca dar sentido aos fenômenos gerias do universo usando reflexões e questionamento, o teológico que é obtido a partir da fé teológica, e o empírico que é através das nossas ações e experiências.
1 INTRODUÇÃO
Conhecimento é fruto das experiências e do uso da compreensão, é um exercício contínuo, que praticamos ao longo de nossa existência. Ele pode ajudar no nosso modo de vida, nos fazendo raciocinar sobre questões e buscando entendê-las para resultar em uma resposta. O senso comum, se faz também de experiências em nosso cotidiano, e que passamos de geração em geração para que sejam repetidas novamente. Não é necessário uma análise mais profunda no senso comum e, por isso nem sempre são fatos verídicos.