conhecimento filosofico cientifico
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Glauciane Monteiro de Souza
1º semestre
Resumo: Conhecimento filosófico e Cientifico
Cáceres-MT
25/09/2013
No texto do autor Luckesi, ele procura esclarecer o que é conhecimento filosófico e cientifico, antes porem o autor procura esclarecer qual o objetivo do conhecimento e as questões relativas ao conhecimento do aparente e do oculto. O objetivo do conhecimento é o desvendamento e o domínio da realidade , o seu esclarecimento segundo uma perspectiva que se caracteriza , como a mais abrangente possível ,segundo uma categoria de totalidade,como se diz!O que quer dizer não pode delimitar-se e circunscrever-se por uma abordagem focalista e reducionista. O autor diz que a interpretação focalista ou reducionista da realidade nos da um conhecimento aparente da mesma, pois que ele estava baseado nas primeiras e primarias impressões quer o mundo circundante nos oferece. O conhecimento, por outro lado que produz uma interpretação dos dados do mundo a partir de uma visão de globalidade de conjunto ,irá em busca do oculto , pois as relações entre os fatos ,não são “visíveis “ de imediato ,mas tão somente através de determinados recursos de investigação e raciocínio .Assim sendo, o conhecimento do aparente é aquele que se apresenta reducionista e focalista , o conhecimento do oculto é aquele que vai em busca das relações tendo seu fundamento na categoria da totalidade . O autor enfatiza ainda que as principais características dos tipos de conhecimento que são:
• Direto e imediato: não há exercitação metodológica para segui-lo.Ele porém da acumulação da experiência diária introjetada e não refletida .
• Não revisto: os conhecimentos se acumulam sem que se procure perguntar pela sua validade e pelo seu significado. Vão sendo utilizado sempre . Por