Conhecendo As Seitas
(Universidade da Vida – Primeira Igreja Batista de Maranguape 1)
PIBMAR
O que caracteriza uma seita herética?
Jesus sabia que nos últimos tempos surgiriam falsos cristos, falsos mestres e falsos profetas, que enganariam a muitos. “Vede que ninguém vos engane...” advertiu ele.
Você saberia reconhecê-los?
Como discernir o ensino falso do verdadeiro?
Porque as seitas de alastram tão rapidamente?
Como evangelizar quem está preso a uma delas?
Juntamente com o evangelho da graça de Deus, o Senhor anunciou e profetizou que seus seguidores iriam enfrentar provações e tribulações, tanto dentro como fora da igreja, e que uma das maiores dificuldades que teriam seria a presença de falsos cristos e falsos profetas, que viriam em seu nome e enganariam a muitos (Mt 24.5). Jesus estava tão preocupado com essa questão que certa vez disse: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. (Mt 7.15-23)
O propósito da UNIVERSIDADE DA VIDA – Seitas e Heresias – é despertar maior interesse entre o povo de Deus para esse importante campo missionário que são os adeptos das seitas, apontar as falhas de seus