Al Ex de Esf
Solicitantes
Teoria e Exercícios sobre Esforços
Internos Solicitantes: Tração,
Compressão, Cisalhamento e Flexão.
Esforços Normais ou Axiais
Exercícios de Tensão e
Deformação por Força
Normal
BOM
http://www.profwillian.com/materiais/
http://www.profwillian.com/materiais/
Sites de Exercícios de RM
http://pt.slideshare.net/andreluizvicente58/resistnciados-materiais-hibbeler-5-edcap05-exerccios-resolvidos? related=4 CISALHAMENTO PURO
Vimos que as forças axiais provocam tensões normais nos elementos estruturais. No entanto podem ocorrer que as forças atuantes estejam inclinadas em relação a sua seção transversal. Neste caso , essas forças podem ser decompostas em componentes paralelas e perpendiculares ao plano de corte considerado.
A componente normal ( N) à seção transversal irá provocar tensão normal (σ) e a componente transversal irá provocar tensão de cisalhamento ( τ ).
Conclusão:
As tensões normais σ resultam de esforços perpendiculares ao plano de corte, enquanto as tensões de cisalhamento τ resultam de esforços paralelo a esse plano.
Cisalhamento Simples
Força Cortante ( V ) é uma força que atua no plano de corte de uma seção transversal, ou seja perpendicular ao eixo da peça. A força cortante provoca, em cada ponto da seção o aparecimento de uma tensão tangencial denominada tensão de cisalhamento, representada pela letra grega τ (tau)
τ= τ – tensão de cisalhamento (N/
V- força cortante aplicada na seção transversal (N)
A- área da seção transversal em
Deformação por Cisalhamento
Considere a deformação de um elemento plano retangular, cortado de um corpo onde os esforços que atuam dão origem à tensão de cisalhamento.
Como não existem tensões normais atuando no elemento, o comprimento das arestas não se alteram com a aplicação das tensões de cisalhamento. No entanto, aparece uma distorção dos ângulos inicialmente retos. A variação γ do ângulo A, denomina-se distorção e é