Conhe
O senso comum é a compreensão de todas as coisas por meio da sabedoria popular, é o saber que se adquire através de experiências vividas pelas pessoas ou ouvidas do dia a dia. Pega costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito.
C) Maracujá acalma Gato preto da azar Pé de coelho da sorte
“O homem superior atribui à culpa a si próprio; o homem comum aos outros.”
CONFUSIO
O homem que admite e aceita a culpa é um homem que tem seu valor, pois sabe reconhecer seu erro e não se esconde através de desculpas, já o homem que procura colocar a culpa nos demais não, sempre vai arrumar um jeito de se esconder colocando a culpa nos outros.
CONHECIMENTO MÍTICO OU MITOLÓGICO
O conhecimento mítico utiliza-se de uma racionalidade menor, recorrendo a deuses para explicar de maneira mais simplificada fenômenos que não consegue explicar de outra forma. Geralmente cristalizado através de gerações e gerações, é aceito geralmente sem questionamento ou maiores investigações.
Se você rezar para uma divindade, sua doença será curada.
Se Afrodite é deusa, a castidade não pode ser uma virtude.
H. Graetz
CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO
O conhecimento filosófico - é o conhecimento do conhecimento, é metafísico, busca a origem das coisas; o conhecimento científico é, como diz o nome, realizado pela ciência, teoria e experimentação, é provável, mas não confiável, pois está sempre à mercê da nova descoberta; o conhecimento religioso é aquele que busca explicar o mundo através do sobrenatural, do mítico, do divino; o senso comum é o tipo de conhecimento que aprendemos através da nossa própria vivência com o mundo,