Conforto
Curso de Formação em Psicologia Transpessoal Aplicada
Campinas - Dezembro de 2011
Ana Paula Spitzner
Daniela Badari
Luciene Fernanda Barros Scaravelli
Luis Ricardo Duarte Dias
Simone Mascarenhas
2
Um novo tempo se aproxima e com ele novos desafios. E o maior deles é a renovação, o despertar de uma nova consciência. Reinventar nossas vidas, nossos hábitos, nossos sonhos, esperanças e metas. Não basta querer fazer diferente. É preciso coragem para enfrentar nossos medos. Precisamos olhar para dentro e mergulhar na escuridão da alma, iluminando o caminho para um futuro de paz, amor, saúde, alegria e abundância.
3
“Recolhe-te em ti mesmo e observa. E se achas que ainda não és belo, faze o que faz o criador de uma estátua que deve ser bela. Ele corta aqui e ali, alisa acolá, torna uma linha mais leve, uma outra mais pura, até que na estátua surge um belo rosto. Faze o mesmo: corta o excesso, endireita o que está torto, leva luz ao que está sombrio, trabalha para fazer com que tudo resplandeça em beleza, e não cesses de cinzelar a tua estátua até que ela desprenda sobre ti o divino esplendor da virtude, até que vejas a bondade final estabelecida com firmeza no santuário sem mácula.”
- Plotino (205 D.C. Licopólis, Egito - 270 D.C.)
4
Sumário
1. Introdução
2. Conceito
3. O Lado Sombrio
4. A Ilusão: O Bem e o Mal - Dualidade x Polaridade
5. O conflito entre o que somos e o que queremos ser
6. A auto-imagem idealizada e as máscaras
7. Como a sombra atua
8. A importância de enfrentar o lado sombrio
9. Iluminando o nosso lado sombra
10. Dinâmica
5
Introdução
“Te advirto, quem quer que sejas, oh tu! Que desejas sondar os mistérios da natureza. Como esperas encontrar outras excelências se ignoras as excelências de tua própria casa? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Oh homem! Conhece-te a ti mesmo… e conhecerás o Universo e os Deuses.”
Inscrição