Conforto no ambiente de trabalho
CEDRO ENGENHARIA
Relatório de estágio apresentado ao Curso Técnico em Edificações – Centro Educacional de Uberaba – Colégio CEU, como requisito para conclusão do curso técnico.
Orientador: Carlos Pegorari
Supervisor: Hugo Sergio Bichuette
LISTA DE FIGURAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O Conceito Bioclimático, aplicado na década de 60, pelos irmão Olgyay que considerando o conforto térmico humano, desenvolveram a expressão projeto bioclimático na arquitetura. A arquitetura assim concebida busca utilizar, por meio de seus projetos elementos, as condições favoráveis do clima com o objetivo de satisfazer as exigências de conforto térmico do ser humano. Foi nessa década também que desenvolveu um diagrama bioclimático que propunha estratégias de adaptação da arquitetura ao clima. Já nos anos de 1969 Givoni concedeu uma carta bioclimática que corrigia algumas limitações do diagrama idealizado por Olgyay que propunha explicações externas de temperaturas do edifício. Atualmente essa carta também foi modificada para atender necessidades dos países em desenvolvimento no qual o Brasil está incluso. Visando o conforto humano no ambiente construído, analisaremos algumas estratégias bioclimáticas a seguir.
2. OBJETIVO
Através deste trabalho iremos mostrar um pouco dos diversos tipos de conceitos de bioclimáticos, destacando assim suas características e benefícios, procurando conscientizar os profissionais da área a projetarem residências e edificações com uma melhor visão, para um ambiente confortável, e com maior sustentabilidade.
3. VENTILAÇÃO CRUZADA
No clima quente e úmido, a ventilação cruzada é a estratégia mais simples a ser adotada, fazendo com a que a temperatura interior acompanhe a variação da temperatura exterior. Em todo caso o espaço interior deve ser amplo, evitando barreiras edificadas para favorecer a boa distribuição do movimento