conforto ambiental 1
A Capela de São Pedro, que se localiza em Campos do Jordão (SP)
Arquiteto: Paulo Mendes
Colaboradores: Eduardo Argenton Colonelli, Alexandre Delijaicov, Carlos José Dantas Dias e Geni Sugai. A Capela pertence a zona bioclimatIca 1, para esta zona recomenda–se aberturas médias que permitam a entrada da radiação solar durante o inverno; construção com paredes externas leves e coberturas leve isolada
A Capela é um anexo criterioso ao Palácio da Boa Vista do Governador do estado de São Paulo, cujo o volume e submisso à edificação principal.
A Capela é Translucida, com mistura de materiais concreto armado e vidro, é marcada pela horizontalidade da platibanda de concreto armado. Na obra o arquiteto incorporou a paisagem ao projeto.
Hotel do complexo do engenho central, Piracicaba – SP
Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha
Colaboradores: José Armenio de Brito Cruz, André Dias Dantas e Fabiana Terenzi
Stuchi
O Hotel contem 126 apartamentos cuja distribuição se dá nas faces opostas do volume; no centro há um vazio conectado por passarelas metalicas que fazem a circulação. A Obra pertence a zona bioclimatIca 2, para esta zona sugere-se que: as aberturas de ventilação sejam medias com acesso à radiação solar durante o inverno e as paredes externas devem ser leves e isoladas.
Fórum de Avaré – Alvaré – SP
Ano: 1692
Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha
Colaboradores: João Eduardo de Gennaro e Newton Arakawa
O fórum e descrito como uma praça coberta, que abriga e oferece sombra ao vasto público que atende. A planta está organizada em três faixas, com a presença de um vazio central com total uso público, mesmo assim sem deixar de preservar as atividades especificas.
A obra representa a zona bioclimatioca 3, para esta zona orienta-se: aberturas de tamanho mediano que pemitam o acesso da radiação solar no inverno; as paredes esternas são