CONFORTO AMBIENTAL 1 C P 6
SCHMID, Aloísio Leoni. A Ideia de Conforto: reflexões sobre o ambiente construído. Ed. 1. Pacto Ambiental. 2005 p. 215-242.
“A temperatura de um objeto é tanto maior quanto mais intenso for o movimento vibratório de suas moléculas.”
“(...).Calor sensível é aquele transferido entre duas porções de matérias com diferença de temperatura. Já o calor latente é a porção de energia necessária para mudar o estado físico da matéria: ou seja, mudar seu estado sólido, líquido ou gasoso.”
“A condução é a transferência de calor através dos corpos sólidos.”
“A convecção é o calor que viaja associado a porções da matéria: o movimento da água nos tubos de um radiador ou do vento que atravessa um edifício.”
“A radiação é a transferência de energia na forma de ondas eletromagnéticas através do espaço. Absorvida pela matéria, se converte em calor.”
“O calor latente é aquele envolvido numa mudança de estado físico( de sólido para líquido, de líquido para vapor, de sólido para vapor ou vice-versa), que ocorre a temperatura constante para as substâncias puras.”
“A temperatura do corpo e, consequentemente, o conforto térmico são o resultado da aplicação de mecanismos de transferência de calor sensível e latente entre o indivíduo e o ambiente.”
“(...). Quatro variáveis resumem as influências do clima e da paisagem sobre o conforto térmico: temperatura do ar, velocidade do ar, umidade do ar e as fontes de calor radiante direto ou refletido.”
“O conforto térmico pode ser definido como um estado em que o indivíduo não tem vontade de mudar sua interação térmica com o meio.”
“A condição do balanço térmico do corpo significa que todo o calor produzido pelo organismo deve ser dissipado para o ambiente através dos mecanismos de transmissão de calor já descritos, em efeito combinado..”
“A condição da