Conforto abiental
Introdução 01
Estudo de caso 1 02
Estudo de caso 2 04
Conclusão 03Referencias
Introdução
Hoje é muito importante na arquitetura o conforto do ambiente, mas é importante saber o que vai gastar para fazer esse edifício se tornar sustentável e ao mesmo tempo eficiente.
As casas apresentadas abaixo mostrarão algumas técnicas simples para climatizar o ambiente e para reduzir gastos como, por exemplo, com ar condicionado e com chuveiros, que consomem muita energia elétrica.
Estudo de caso 1
No meio de um edital, uma frase despertou o interesse dos arquitetos Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca e Inácio Cardona, de Campinas, SP. “No momento está criada uma nova oportunidade, tanto para a sociedade quanto para a arquitetura nacional.” Tratava-se da Habitação para Todos – Concurso Público Nacional de Arquitetura para Tipologias de Habitação de Interesse Social Sustentáveis, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão estadual paulista, e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP). Isso porque a competição privilegiava dois aspectos pouco contemplados nesse tipo de encomenda, porém constantes na prancheta do trio, sócio no escritório 24.7 Arquitetura: sustentabilidade e acesso universal. A empolgação compensou – a proposta conquistou o primeiro lugar na categoria Casas Térreo e será posta em prática pela CDHU, que promete erguer 200 unidades dela em Botucatu, SP, até dezembro.
O valor de R$ 1 088,51 por m² fica abaixo do Índice A&C de