Arquitectura y clima: manual de diseño bioclimático para arquitectos – cap4. el clima como factor modificante

682 palavras 3 páginas
1. Bibliografia

OLYGAY, Victor - Arquitectura y Clima: Manual de diseño bioclimático para arquitectos – Cap4. El clima como factor modificante – Editora Gustavo Gili S.A. – Barcelona, Spain, 2006

2. Palavras-chave

Clima; Conforto; Natureza; Condições; Materiais.

3. Resumo

O texto aborda a influência do clima e consequentemente dos fatores climáticos sobre as construções do homem, desde as primeiras civilizações até os dias de hoje, em diferentes lugares do mundo.
O autor afirma que os construtores primitivos aprenderam a resolver seus problemas colaborando com a natureza e lidando com os problemas climáticos com muita habilidade, conseguindo assim, com os mínimos recursos alcançar o máximo conforto e consequentemente, criando soluções muito bem desenvolvidas para suas construções.
Todavia, também fica claro no texto que mesmo com o domínio de tanta tecnologia o homem atual ainda possui dificuldade em aproveitar ao máximo os materiais, as condições climáticas e a própria tecnologia a seu favor, ao construir edifícios não tão bem resolvidos até mesmo nas regiões mais ricas e modernas do planeta.

4. Citações

“El principal aspecto a examinar es la asombrosa destreza de los contructores primitivos y campesinos al tratar los problemas climáticos y su habilidad al usar unos recursos mínimos para obtener um máximo de confort.” (pag 111)
“Estos constructores y artesanos han aprendido a resolver sus problemas colaborando com la naturaleza. Puesto que uri fallo significaria tener que afrontar lãs rigurosas fuerzas de la naturaleza – ló que no es el caso Del arquitecto, que construye para outro – sus edifícios tenian que ser diseñados como techos naturales para proteger y favorecer el modo de vida fuera cual fuese.” (pag 113)
“Cuando más agudas sean las coacciones climáticas, más limitada y fija será la forma y habrá menos variación de ló que se podría llamar “funcionalismo climático puro” y, em consecuencia, menos posibilidades de elección.”(pag

Relacionados