Conflitos E Negocia Es
Conflitos nas Organizações
Os conflitos existem desde o surgimento do ser humano. Conforme o homem desenvolveu-se cultural e tecnologicamente, os conflitos foram mudando não só quanto à intensidade, magnitude, como também quanto ao número de envolvidos. Importante ressaltar que não se deve desconsiderar, ainda, a época e o local que ocorrem, fatores que os influenciam, e muito.
Para que o indivíduo possa superar os conflitos, é necessário saber lidar com eles, o que implica saber gerenciá-los. Contudo, muitas pessoas não sabem como administrá-los, independente das variáveis que o envolvam. Para conseguir gerir uma situação conflituosa, é preciso estar preparado, embora, em alguns momentos, não será, por si só, suficiente para alcançar uma solução eficiente e eficaz, que atenda a todas as partes envolvidas.
Ao gestor de Recursos Humanos, cabe aptidão para gerenciar conflitos, entre outras tarefas que terá de desempenhar no seu dia-a-dia. É importante ressaltar que, atualmente, tal aptidão é exigida para qualquer profissional, pois muitas empresas já extinguiram a área de Recursos Humanos ou a transformaram numa área com abordagem estratégica, o que acarreta aos responsáveis pelas diversas áreas da empresa saberem gerenciar os conflitos que ocorrem entre o seu pessoal. Vale lembrar que a negociação com seu cliente também está diretamente ligada a esta situação, pois são os conflitos gerados na negociação que fazem esta trazer o retorno satisfatório ou não para sua empresa.
A gestão de conflitos tende a crescer significativamente dentro das organizações contemporâneas, tendo em vista a importância, cada vez maior, dada às pessoas que nelas trabalham, e nas negociações conflituosas que certamente surgirão em nosso dia a dia e, além disso, estes conflitos podem reduzir a produtividade, consequentemente, afetando a lucratividade e rentabilidade da instituição.
Nesse sentido, as empresas que não souberem gerenciar os conflitos interna e