Conflitos no oriente médio
o nome Oriente Médio foi criado pelos ingleses no início do século xx para denominar o território que se estende do Mar Mediterrâneo à índia, área então controlada em sua maioria pelo Império Britânico.
O Oriente Médio possui imensas jazidas petrolíferas e está estrategicamente posicionado entre três continentes. Nas últimas décadas, têm sido permanentes os confrontos deflagrados por diferenças religiosas e étnico-culturais. Colaboraram também disputas territoriais pela supremacia local, inclusive com a participação intensa das potências internacionais. Essa situação transformou a região em uma das mais tensas do planeta após a Segunda Guerra Mundial.
Em 2000, o OrinteMédio abrigava aproximadamente 230 milhões de habitantes, divididos em diversas etnias, com línguas e religiões diferentes.
A disputa pela Palestina
Da Oiáspora até a criação do Estado de Israel, em 1948, os judeus permaneceram espalhados pelo mundo. Sem um território próprio, formavam uma nação sem Estado.
No final do século XIX, Theodor Herzlliderou a formação do movimento sionista, com objetivo de criar um Estado judeu independente na região da Palestina. Essa região, contudo, havia sido ocupada séculos antes pelos árabes. Após o término da Primeira Guerra Mundial, a
Palestina foi submetida à jurisdição britânica, que apoiou a criação da pátria judaica, estimulando a emigração de judeus para a Palestina. Desde então, os choques entre palestinos e judeus só têm se intensificado.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os judeus sofreram as mais horríveis perseguições na
Europa. Nos campos de concentração e de extermínio nazistas morreram cerca de seis milhões de judeus. Para complicar, os árabes apoiaram as potências do Eixo e isso gerou mais confli- tos entre judeus e palestinos.
Com a vitória dos ~liados, a Inglaterra deixou a cargo da ONU a tarefa de resolver a questão da Palestina. Em 1947, essa instituição recomendou a divisão do