Conflitos no Oriente Médio
De
Geografia
Introdução
O Oriente Médio permanece uma das áreas mais instáveis do mundo, devido uma série de motivos que vão desde a contestação das fronteiras traçadas pelo colonialismo franco-britânico, a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados são dependentes de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial; até a proclamação do Estado de Israel na Palestina em 1948, o que de imediato provocou uma série de conflitos conhecidos como as guerras árabes-israelenses, entre eles a guerra de independência de Israel, a Guerra dos Seis Dias, a Guerra de Suez e a Guerra do Yom Kippur.
Desenvolvimento
- Causas : As causas dos conflitos tem base nas religiões, territórios, políticos e econômicos. Os israelenses e palestinos brigam entre si um por território chamado Faixa de Gaza com a intervenção de países aliados que possuem interesses políticos e econômicos, como por exemplo a exploração do petróleo.
- Países Envolvidos : Geralmente considera-se como parte do Oriente Médio as seguintes áreas ou países: Afeganistão; Arábia Saudita; Barein; Egito; EAU-Emirados Árabes Unidos; Iêmen; Irã; Iraque; Bahein; Jordânia; Kuwait; Líbano; Israel e Palestina, que inclui a Cisjordânia e a Faixa de Gaza; Omã; Qatar; Síria e Turquia. Alguns autores também incluem na região – o “Grande Oriente Médio” –o norte da África: não apenas o Egito, mas Sudão, Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia e Somália.
- Consequências :
- Risco de alta nos preços do petróleo, porque os maiores exportadores ,estão localizados no Oriente Médio. Qualquer desequilíbrio pode gerar um "efeito dominó" e piorar a economia, principalmente dos países dependentes desse combustível.
- Crescimento da insatisfação do mundo islâmico, em relação ao Ocidente, pelo fato das nações ricas