Conflitos mundiais
2º BIMESTRE – 2º ANO - 2011 - Prof. Júnio Angelo. Cap 2
A POPULAÇÃO E O ESPAÇO URBANO
Em toda época existem pessoas que não pensam como todo mundo pensa, ou seja, que não pensam como aqueles que não pensam.
O que é urbanização?
- A urbanização deve ser entendida como um processo que resulta em especial da transferência de pessoas do campo para a cidade, ou seja, crescimento da população urbana em decorrência do êxodo rural.
Um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.
- Crescimento urbano: é o aumento da população urbana, geralmente por crescimento vegetativo ou/e migratório (cidade-cidade), sem que haja necessariamente urbanização. Por exemplo, em Tóquio, já não ocorre mais urbanização somente crescimento urbano.
- A urbanização é um fenômeno “recente”. Em 1800, só 10% da humanidade habitavam o meio urbano, a última estimativa é de 2006 = 50%.
- A Revolução Industrial (XVIII/XIX) mudou esse quadro. Na Europa e nos Estados Unidos, a mecanização do campo aliada a industrialização levou os camponeses a engrossar as fileiras do operariado urbano. Atualmente, cerca de 75% e 79% de suas populações residem em áreas urbanas.
- Na atual relação campo-cidade, as cidades passam a ser as regiões mais importantes e é o campo que depende das cidades (ou seja, essa relação se inverteu). Pois, estas fornecem equipamentos e insumos que possibilitam a produção agrícola.
- Nos países subdesenvolvidos de industrialização tardia, esse processo só começou no século XX, em especial a partir da 2ª Guerra Mundial, e tem se dado até hoje de forma muito acelerada, o que tem se configurado como uma urbanização anômala (desorganizada) trazendo uma série de conseqüências indesejadas para o espaço urbano desses países. Atualmente até mesmo os países de industrialização inexpressiva vivem um intenso movimento de urbanização, é o que ocorre em países africanos como a Nigéria.
-