Conflitos - Europa e Asia
1. Europa
1.1. Irlanda do Norte e República da Irlanda
A Irlanda do Norte não pertence à República Irlandesa, mas sim ao Reino Unido (Grã-Bretanha, Irlanda do Norte e País de Gales). O motivo principal é religioso. 75% do território é protestante, contra uma maioria católica na República. A minoria católica não concorda com a fragmentação do território, o que levou à criação do grupo armado IRA (Exército da República Irlandesa), que atua em todo o território irlandês contra a divisão atual da ilha utilizando-se de ataques terroristas, que tem a finalidade de chamar atenção para o problema. Hoje não possuem o poder de antes, sendo praticamente um partido político, sem braço armado, que ainda deseja a unificação territorial.
*Domingo Sangrento: passeata em Dublin realizada pela população em direção à sede do governo onde 14 pessoas foram mortas. 1.2. Formação do ETA (Espanha e França)
O território espanhol, como o italiano, é caracterizado como uma colcha de retalhos, ou seja, diversas nações formam um mesmo país. Dentre esses, o País Basco, que tem língua própria, cultura diferenciada e etc. É localizado no norte da Espanha e no Sudoeste da França, não se reconhecendo como espanhóis. A região é marcada pela concentração da economia espanhola, onde os maiores bancos têm suas matrizes. O ETA é um grupo armado militar formado na época da ditadura espanhola de Francisco Franco que hoje negocia seu cessar fogo, sendo por isso caracterizado como semipolítico (pelo diálogo com o governo), que busca a separação do País Basco do território espanhol e o reconhecimento de seu próprio país.
1.3 Ucrânia
Recentemente a Ucrânia recusou o convite de ingressar na União Europeia, o que gerou movimentos populares na rua, já que a decisão do governo contradiz a vontade da população, que enxerga na mesada que todo país pertencente ao bloco econômico recebe (medida que auxilia na diminuição da xenofobia) uma saída para a pobreza do país. Tal conflito levou a