Conflitos - Comportamento humano
CURITIBA
2014
1 O CONFLITO
Flávio e Luciana são casados e tem dois filhos que estão em idade escolar. Luciana acredita que os filhos precisam de uma boa educação básica para, futuramente, se tornarem profissionais de sucesso e gostaria de oferecê-los uma educação privada de alta qualidade. Enquato Flávio acredita que um ensino público é suficiente, que o sucesso depende apenas dos filhos e que a escola pública oferece algo além de ensino, oferece uma experiência de vida sobre a realidade do mundo, acredita que lá os filhos aprendem que não se pode ter tudo que se deseja. Este é um motivo recorrente de discussão entre o casal, o colégio onde os filhos estudam é público, fica próximo à resedência da família, apresenta problemas com ausência de professores e não cumpre com o currículo.
Flávio diz que discutir sobre o assunto é uma peda de tempo, que não irá gastar seu dinheiro com uma bobagem, que o ensio que os filhos recebem não é o melhor, mas é suficiente e que pagar para eles estudarem é um gasto desnecessário. Além disso, ele alega que as crianças devem fazer por merecer, que se eles quiserem algo devem conquistar com o próprio dinheiro, e, futuramente, se eles quiserem estudar deverão pagar o próprio ensino superior.
Luciana defende que o conhecimento é a única coisa que ninguém nunca pode tirar de outra pessoa, que uma escola particular é um investimento, que o ensino que os filhos receberão será de qualidade e melhor que o ensino público, que é dever dos pais proporcionar a educação básica e que uma escola melhor agregará valor ao curriculo dos filhos.
2 PROBLEMÁTICA
2.1) Que tipo de visão cada um dos componentes teve sobre o ocorrido? Flávio tem uma visão tradicionalista pois acredita que tentar resolver o problema é uma perda de tempo e que tudo deve continuar como está. Luciana tem uma visão interrracional, já que se preocupa primeiramente em