Configurando roteador
Para resolver esse problema, cadastre-se em um serviço de NOMES com ip dinâmico, como o DYNDNS (www.dyndns.com). Nele, você cria um nome, do tipo, computadordojose.dyndns.info, que poderá ser usado para encontrar sua rede através da internet. Uma vez cadastrado nesse serviço, acesse o seu TP LINK, clique no menu DDNS, excolha o serviço desejado, informe seu usuário e senha e pronto. Sempre que seu roteador wireless TP LINK estiver ligado e conectado à internet, você poderá usar no nome que criou para encontrá-lo.
O segundo problema é que, quando você estiver em um lugar qualquer da internet e digitar, por exemplo, ping computadordojose.dyndns.info, receberá a resposta do ping do seu ROUTER, e não de um computador. Para resolver essa segunda barreira, você precisa configurar os VIRTUAL SERVERS no seu roteador tp link.
Para isso, em primeiro lugar, acesse o seu TP LINK, clique no menu DHCP e no item ADDRESS RESERVATION. Clique no botão ADD NEW, informe o MAC ADDRESS do computador que será acessado, informe um IP que vocÊ queira, por exemplo, 192.168.1.123, e selecione o status como ENABLE. Clique no botão SAVE.
Agora, selecione o menu FORWARDING do seu TP LINK e clique no item VIRTUAL SERVER.
O maior segredo para configurar os servidores virtuais está em conhecer a PORTA, ou AS PORTAS, que você deseja transferir do ROUTER para o MICRO, por exemplo: A maioria dos software de acesso remoto tipo VNC, usam a porta 5900 para conexão. Logo, se você quer usar um VNC no seu computador doméstico, para acessá-lo a partir de qualquer lugar da internet, deverá configurar a porta 5900 em virtual servers.
Então, lá em VIRTUAL SERVERS, clique no botão ADD