Confiabilidade Estrat Gica
PROJETO “CONFIABILIDADE ESTRATÉGICA” - O&MBC
UM ESTUDO COMPLETO
Márcio Soares de Souza
COPEL
Tiago Antunes Soares
ELIPSE SOFTWARE
RESUMO
Para o primeiro planejamento da implantação da O&MBC na Copel, houve uma projeção otimista de sua conclusão em apenas 4 anos, ou seja, em 2000. Após alguns ajustes necessários, a 1ª revisão foi concluída neste último mês de dezembro de 2003.
A Copel iniciou a implantação da O&MBC oficialmente em maio de 1996 e hoje os nossos sistemas computacionais possuem informações relativas a todo o processo de implantação, que vão desde a 1ª estratégia de implantação, passa pelo desenvolvimento de um software MBC e culmina com a estatística das análises. Sabe-se, por exemplo, que devido a ótima estruturação da ferramenta, a sua aplicação passa a ser a parte mais rapidamente dominada de toda a implantação. As principais dificuldades que foram superadas pela Copel, foram; a mudança cultural, a disseminação e a correção dos desvios através do treinamento efetivo em todas as plantas de geração distribuídas em todo o estado do Paraná. Exaustivo foi alcançar um planejamento de desenvolvimento coerente e exeqüível entre as usinas hidrelétricas, uma vez que a engenharia de todo o processo está sediada na capital, Curitiba, distante até 600 km das usinas hidrelétricas, onde a filosofia foi aplicada.
Para maior tranqüilidade, o controle se tornou bastante efetivo uma vez que a empresa possui um “correio eletrônico corporativo” que foi utilizado para oficialmente controlar e informar aos envolvidos e suas respectivas coordenações, o detalhamento de todas as atividades. Esta ferramenta corporativa se tornou a “pedra de toque” do controle de uma implantação de cunho empresarial.
Conforme confirmaram as primeiras projeções, houve uma redução aproximada de
40% das atividades que vinham sendo praticadas; uma redução de 25% das atividades que requeriam máquina parada para manutenção e uma melhoria considerável na