Conferência das nações unidas- assentamentos humanos
Nos últimos duzentos anos, a população mundial urbana, aumentou de 5% para 50%. Segundo a ONU, em 2030, mais de dois terços da população morará em centros urbanos. Nesse contexto, foram realizadas as Conferências das Nações Unidas para assentamentos humanos (II- Vancouver 1976, III- Istambul 1996), que deram origem ao programa “HABITAT”.
Programa HABITAT: Programa criado pelas ONU, para discutir alternativas que melhorem a qualidade de vida no planeta, com base em parcerias e no comprometimento de todos os agentes capazes de promover as mudanças desejadas.
São objetivos do HABITAT:
• Divulgar práticas que tiveram sucesso na busca de melhores condições de vida para as populações urbanas;
• Estimular parcerias entre os setores público e privado, propondo soluções para os problemas das cidades;
• Difundir os preceitos e princípios da sustentabilidade e a importância da participação das comunidades na definição de ações e projetos que afetem o seu cotidiano.
Habitat II- Istambul 1996
A segunda Confederação da ONU para Assentamentos Humanos, aconteceu em Istambul- Turquia, em Junho de 1996. As medidas que decidiram, foram adotadas por 171 países.
O Habitat II foi a última conferências das Nações Unidas que moldaram agenda global de desenvolvimento para os próximos anos. Essa conferência produziu um Plano de Ação Global - A Agenda Habitat - que fornece diretrizes para a criação de assentamentos humanos sustentáveis durante o século XXI.
O que era a Agenda Habitat? O plano de ação da Conferência, tem por objetivo ser uma mobilização global de ação em todos os níveis, que quer alcançar o desenvolvimento sustentável de todas as cidades, vilas e aldeias em todo o mundo durante as primeiras duas décadas do próximo século. O programa tem uma declaração de princípios e objetivos e uma estratégia para fazer os planos darem certo.
No Habitat de Istambul, os governos