Conferencia de estocolmo
A natureza deve ser preservada em benefício das gerações presentes e futuras, todos os países devem apoiar essa luta pela preservação. Os estados e organizações internacionais deveriam tomar atitudes e chegar a um acordo para fazer frente às conseqüências econômica que podem resultar nos planos, nacional e internacional, de medidas ambientais. Deve-se também utilizar a ciência e a tecnologia para descobrir, evitar e combater os riscos que ameaçam o meio para solucionar os problemas ambientais. O objetivo foi a discussão dos problemas ambientais e nela se consolidou e discutiu a relação entre desenvolvimento e meio ambiente.
JUSTIFICATIVA
Em 1972 foi realizada a primeira conferência de Estocolmo com o intuito de tentar organizar as relações de Homem e Meio Ambiente. A sociedade já enfrentava graves problemas por razão da poluição provocada pelas indústrias.
INTRODUÇÃO
Os países, pensavam que o meio ambiente era uma fonte inesgotável, e que a ação da natureza fosse infinita. Por conta disso surgiram problemas tais como secamento de lagos e rios etc... o EUA tomou a iniciativa de ajudar a natureza junto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MTI). A decisão era acabar de vez com todas as atividades mundiais de indústria, visto que está é a mais poluidora. Os países subdesenvolvidos contestaram essa decisão, pois tinham a base econômica unicamente na industrialização. Foi a partir disto que os debates começaram uma possível forma de acordo.
DESENVOLVIMENTO
Em Junho de 1972 em Estocolmo na Suécia, ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, participaram 113 países. A Conferência, gerou um documento com 24 artigos e criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Dois pontos fortes foram muito contestados pelos países em desenvolvimento (controle populacional e redução do crescimento econômico). Os países subdesenvolvidos lutavam pela liberdade de alcançar o