Confecção de relatório
1
Aspectos gerais
Os grupos das aulas práticas terão 5 componentes e os relatórios serão elaborados por grupo. O desenvolvimento correto da prática, a precisão dos dados empíricos e o domínio teórico do assunto relacionado à prática são alguns fatores essenciais para um bom desenvolvimento das disciplinas experimentais. No entanto, é necessário apresentá-los em forma de texto organizado e lógico. Esse é o papel do relatório. Depois de realizada cada prática você terá que preparar o relatório e entregá-lo ao professor.
O relatório deve ser redigido de uma forma clara, precisa e lógica. Redija sempre de forma impessoal, utilizando-se a voz passiva no tempo passado. Ex. a massa das amostras sólidas foi determinada utilizando-se uma balança.
Devem ser evitadas expressões informais ou termos que não sejam estritamente técnicos (Não utilize em hipótese alguma adjetivo possessivo, como por exemplo, minha reação, meu banho, meu qualquer coisa). É bastante recomendável, efetuar uma revisão do relatório para retirar termos redundantes, clarificar pontos obscuros e retificar erros no original.
O relatório deve apresentar uma capa com os elementos de identificação (unidade de ensino, número do experimento, título, nome completo do aluno, turma, nome do professor, local e data) conforme mostramos nos exemplos abaixo.
COLÉGIO SALESIANO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA I
EXPERIMENTO NO1
TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE
ALUNO:
TURMA:
PROFESSOR:
VITÓRIA, 10 DE MAIO DE 2007
O texto deve ser justificado, com fonte Arial e tamanho 12. Seguir espaçamento entre linhas 1,5 e obedecer margens conforme descrito:
Superior: 3,0 cm
Esquerdo: 3,0 cm
Direito: 2,0 cm
Inferior: 2,0 cm
2
Elaboração dos relatórios
2.1
Introdução
A introdução deve dar ao leitor a informação necessária para entender de que assunto trata o seu relatório sem precisar recorrer a outras fontes. Para ajudar você a escrever a introdução, aqui estão