Dicas para confecção de relatório final
Relatório Final de Estágio
A- Informações gerais:
1- Conceito: relatório é um instrumento de avaliação de execução de um planejamento; é elaborado ao final de determinado período no qual o aluno foi supervisionado tanto na empresa quanto na universidade.
2- Característica básica:
O relatório deve ser objetivo:
- buscando o máximo de concisão;
- evitando repetições de fatos relatados; dividindo os assuntos para facilitar a análise; apresentando, sempre que possível, resultados em quadros demonstrativos; deixando a síntese para a conclusão; sugerindo soluções para problemas surgidos.
3- Linguagem:
A linguagem usada em um relatório deve ser:
- clara, recomenda-se, para isso, construir as frases, na ordem direta; precisa, não usar termos ambíguos, isto é, que possam ter mais de um significado; concisa, utilizando-se o mínimo de palavras para expressar uma ideia, sem contudo utilizar-se o estilo telegráfico. Procurar usar apenas os adjetivos realmente necessários para a compreensão.
O texto deve ser escrito na 3a pessoa do singular, não fazendo uso do pronome eu. Em seu lugar, para referir-se a si mesmo, empregar o estagiário(a). 4- Recomendações importantes:
Ao elaborar o relatório deve-se: levar em consideração o Plano de Estágio e os Relatórios Semanais; especificar: 1. o nível de execução das atividades realizadas, ou seja, a avaliação das mesmas;
2. as atividades previstas e não realizadas e o porquê;
3. as atividades não previstas e realizadas;
4. as atividades previstas e realizadas;
5- Aspectos gráficos e materiais:
O relatório deve ser elaborado e apresentado obedecendo às normas técnicas da ABNT para trabalhos acadêmicos, complementadas, quando for o caso, por normas específicas da UNESA.
Deve-se:
usar papel A4, branco sem pauta; digitar em espaço 1,5 com letras do tipo Arial ou Time New Roman, tamanho 12, num processador de texto tipo Word;
manter