Conexão com a rede (BRIDGE)
Dois roteadores wireless com antena removível e suporte para o firmware DD-WRT.
Duas antenas direcionais
Cabo coaxial blindado
Introdução
Devido ao último acidente ocorrido na subestação do coxipó quando todas as fibras ópticas foram rompidas causando perda de supervisão, buscou-se uma alternativa de comunicação para que em caso de um novo acidente a supervisão seja reestabelecida rapidamente.
O projeto consiste de duas antenas conectadas a roteadores wireless que comunicar-se-ão tornando possível a conexão entre duas redes.
Objetivo
O propósito do projeto é fazer a comunicação sem fio entre duas redes visando reestabelecer a supervisão em menor tempo caso ocorra uma interrupção das fibras ópticas, optando então por uma rede sem fio.
Desenvolvimento
Wireless Bridge é usado para conectar dois segmentos de LAN via conexão sem fio. Os dois segmentos estarão na mesma sub-rede e funcionarão como se estivessem ligados por cabos.
Para habilitar o modo bridge do roteador foi necessário instalar o firmware DD-WRT, pois o firmware de fábrica não permite o modo bridge.
Na instalação o modem foi resetado para voltar às configurações de fábrica, após o reset, foi desabilitado o wireless para que o roteador estivesse conectado apenas pelo cabo, garantindo que não haja interferência ou interrupções e então é realizada a instalação do novo firmware.
Para acessar as configurações do roteador depois de instalado o novo firmware utilizamos o endereço 192.168.1.1, diferente do antigo 192.168.0.1. Ao acessar as configurações deve-se alterar o usuário e senha para acessar novamente as configurações do roteador.
Na pagina Setup será necessário alterar o nome do roteador para DD-WRT2 em Router Name e em Local IP Address, mudar de 192.168.1.1 para 192.168.1.2.
A configuração dos dois roteadores são diferentes, o roteador secundário estará configurado para o modo bridge. Para configurá-lo em modo bridge entre na aba Wireless, depois, em Basic