dipositivos de rede
Para que as informações sejam compartilhadas em uma rede de computadores é necessário dispor de equipamentos ativos, passivos e de equipamentos periféricos, além da própria infraestrutura de cabos, sistemas elétricos, aterramento, sistema operacional.
-Sistema Operacional de Rede
O sistema operacional de rede (NOS - Network Operating System ) consiste em uma família de programas que são executados em computadores interligados em rede.
Alguns programas oferecem o recurso de compartilhar arquivos, impressoras e outros dispositivos, mas a principal função do Sistema Operacional de Rede é a administração lógica da mesma. O sistema de gerenciamento da rede, em conjunto com o sistema operacional é uma ferramenta importante para o administrador da rede, principalmente quando temos muitos periféricos e uma grande quantidade de equipamentos interligados. O gerenciamento funciona basicamente com a finalidade de mostrar ao administrador de rede o status de cada equipamento por ele gerenciado. O que mais prejudica a administração de um sistema de rede é, sem dúvida, a falta de um produto integrado capaz de atender a todas às necessidades das corporações. Embora não faltem esforços dos fornecedores no sentido de ampliar os recursos dos seus gerenciadores de LAN, não há ainda no mercado nenhum produto que ofereça recursos completamente integrados que resolvam toda s as cinco funções de gerenciamento definidas pela ISO: confiabilidade, configuração, falha, performance e segurança.
Hoje em dia alguns softwares de gerenciamento disponibilizam alguns recursos como: segmentação de redes locais com possibilidade de configuração de redes virtuais, controle de habilitação de portas, proteção contra intrusos, interface gráfica, etc. Suas características são:
-Estações de Trabalho
Todos os usuários têm acesso a uma rede através de Estações de Trabalho que são computadores equipados com uma placa adaptadora para interface com a rede. Uma Estação