CONDUTIVIDADE EL TRICA Relatorio
INTRODUÇÃO
A condutividade elétrica contém compostos iônicos que conduzem eletricidade, ou seja, os compostos iônicos são condutores elétricos, tanto os dissolvidos em água, como também os puros no estado líquido. A existência de íons em meio ao processo possibilita que os mesmos tenham liberdade para se movimentar e serem atraídos pelo eletrodo, fechando assim o circuito elétrico.
O objetivo da prática foi determinar e diferenciar as substâncias iônicas e moleculares.
MATERIAIS E MÉTODOS
Na prática foi utilizado um aparelho de condutividade elétrica, uma lâmpada de 5w, 1 béquer de 250 ml contendo solução de NaCl, 1 béquer contendo solução de açúcar, 1 béquer contendo solução de sulfato de cobre, 1 béquer com água destilada, 1 béquer com água de torneira e 1 béquer com ácido clorídrico bem diluído.
Utilizando o aparelho de condutividade elétrica, verificou-se se os compostos usados são bons, regulares ou maus condutores de eletricidade, utilizando a lâmpada. Após ser feito a prática, foi elaborado uma tabela com os resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Compostos
Condutividade Elétrica
Ligação Quimica
Hcl (aquosa)
SIM
LIGAÇÃO COVALENTE
H2O (destilada)
NÃO
LIGAÇÃO COVALENTE
H2O TORNEIRA
NÃO
LIGAÇÃO COVALENTE
CuSO4 (aquosa)
SIM
LIGAÇÃO IÔNICA
NaCl (aquosa)
SIM
LIGAÇÃO IÔNICA
C12H22O11 (aquosa)
NÃO
LIGAÇÃO COVALENTE
NaCl (solido)
NÃO
LIGAÇÃO IÔNICA
C12H22O11 (solido)
NÃO
LIGAÇÃO COVALENTE
As substâncias que conduzem bem a eletricidade é Hcl, CuSO4 e NaCl, e as ligações químicas existentes nestes compostos são as ligações covalente e iônica.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que qualquer substância sendo, aquosa, solida, ou destilada pode ou não ter condutividade elétrica, em razão da presença de íons tanto com carga positiva (cátions) quanto com carga negativa (ânion).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS