condumetria
A condutometria abrange duas técnicas analíticas: a condutometria direta e a titulação condutométrica.
A condutometria direta mede a condutância com vistas à avaliação da concentração. De um eletrólito. Tem aplicação muito limitada em virtude do caráter não específico da condutância das soluções iônicas.
A titulação condutométrica encontra um campo de aplicação mais amplo.
As medidas de condutância também são usadas para outros fins, como a determinação de constantes de ionização, produtos de solubilidade, condutâncias-equivalentes,formação de complexos e efeitos de solventes.
Baseia-se em medições de condutância das soluções iônicas (seio da solução). A condução de eletricidade através das soluções iônicas é devida à migração de íons positivos e negativos com aplicação de um campo eletrostático.
A condutância da solução iônica depende do número de íons positivos e negativos, bem como das cargas e das mobilidades dos íons.
Essa condutância resulta da soma da contribuição individual de cada íon presente na solução; trata-se, portanto, de uma propriedade que não depende de reações específicas ao nível de um eletrodo. A análise condutométrica pode ser direta, quando a concentração do eletrólito é determinada através de uma única medição de condutância da solução, ou relativa (titulações condutométricas), quando se procedem medições das variações da condutância no decorrer de uma titulação e, através delas, estabelece-se o ponto final da titulação.