Conductância dos electrolitos
A condutividade eletrolítica é a medição da quantidade de transporte de carga pelos íons presentes em solução. A medição de condutividade eletrolítica é um importante parâmetro para determinar o quanto determinada solução conduz corrente elétrica, assim como relacionar com a concentração dos íons em solução. A nossa aula laboratorial foi constituída por soluções com poder de condução médio e forte o cloreto de sódio e o acido clorídrico.
Objectivos
Verificar a conductancia dos electrolitos em função da concentração
Verificar a conductancia em função da natureza do electrolito
Resumo teórico
A condução de eletricidade através das soluções iônicas é devida à migração de íons positivos e negativos com aplicação de um campo eletrostático.
A condutância da solução iônica depende do número de íons positivos e negativos, bem como das cargas e das mobilidades dos íons.
Essa condutância resulta da soma da contribuição individual de cada íon presente na solução; trata-se, portanto, de uma propriedade que não depende de reações específicas ao nível de um eletrodo .
A condutividade não é apropriada para comparar eletrólitos devido a forte dependência em relação a concentração dos mesmos. Para este propósito é melhor determinar a condutividade molar m. Esta é determinada a partir da condutividade específica e da concentração c da substância na solução eletrolítica conforme:
Materiais usados
Instrumentos
Balança com precisão de 0,01g
Conductimetro
Materiais
Esguicho com água destilada
Vidro de relógio 1 vareta
1 espatula
2 copos de precipitação 300-500ml
1 funil
1 balao aferido de 1000ml
3 baloes aferidos de 500ml
1 proveta de 250ml
5 copos de precipitação de 100-150ml
Procedimentos experimentais
Foi nos indicado o reagente com o docente , cloreto de sódio, preparou se uma solução de 0,5 mol/l, num balão aferido de 1000ml, e a partir desta solução , diluiu se e preparou se em balões