Condom nio Residencial BedZED

1526 palavras 7 páginas
Universidade Anhanguera Uniderp

Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais

Alunas: Bruna Garcia, Camila Scariot, Larissa Sant’Anna, Nathanny Gabrielli, Paloma Mareco

Turma: D21
Turno: Matutino

Edifício tecnologicamente sustentável

Condomínio Residencial BedZED Identificado de longe por suas chaminés coloridas, o condomínio residencial BedZED localizado na Inglaterra, conseguiu ir além das especulações ambientais, o projeto do arquiteto Bill Dunster proporciona aos moradores uma ótima qualidade de vida, tendo como elementos principais o baixo consumo de energia e auto sustentabilidade, sendo assim, cada solução pensada no projeto tem como objetivo reduzir as necessidades de consumo de energia e de água.

A energia consumida é produzida no condomínio, ora por meio de placas fotovoltaicas instaladas nas casas para absorver o calor e transformá-lo em energia, ora pela mini-estação que utiliza lascas de madeira que produz também aquecimento. Além disso, 50 % da água é purificada e reutilizada.

"Tentamos mostrar que não há nada de novo em cada uma das ideias aplicadas individualmente. O que é novo é agregá-las e aplicar o conceito em grandes cidades" explica Dunster. Um exemplo disso é as chaminés usadas para ventilação, essa técnica era antiga e utilizada pelos árabes, a diferença é que no condomínio ela rotaciona captando ventos de todas as direções.

Outro problema que o arquiteto percebe nas grandes cidades é a má ocupação das terras, muitas vezes destruindo as poucas vegetações ainda existentes. A solução encontrada para essa questão no condomínio foi a compactação de áreas, com uma elevada densidade demográfica: 240 moradores e 200 trabalhadores em uma proporção de 100 unidades por hectare, tudo isso há um custo de aproximadamente 90 milhões de reais.

Os tamanhos das residências variam de um a três dormitórios, abrangendo famílias de diferentes tamanhos e necessidades, há também

Relacionados