Condições de equilíbrio estático
Disciplina: Resistência dos Materiais I
Curso: Engenharia Civil
Professor: Carnot Leal Nogueira
Aluna: Rafaela Rodrigues Silva Lima
Condições de Equilíbrio estático
Podemos dizer que um sistema de forças aplicado a um corpo está em equilíbrio se da sua aplicação não resultar nenhuma alteração no estado de movimento do corpo. Para o caso particular de equilíbrio estático, o estado de repouso num determinado referencial de inércia, será definido pela velocidade nula de todos os pontos do corpo.
Para o caso de um sistema de forças aplicado a um ponto material, a condição necessária e suficiente de equilíbrio é que a resultante desse sistema seja nula. Na realidade, por definição de equilíbrio, a aceleração terá que ser nula, o que implica que a força também seja nula (condição necessária). Por outro lado, ΣFi =0 implica que a aceleração seja nula, Logo, ΣFi =0 garante o equilíbrio (condição suficiente).
Ao contrário do ponto material, a resultante nula de um sistema de forças aplicadas a um corpo rígido não garante o equilíbrio do corpo. Contudo, se o corpo estiver em equilíbrio, tem aceleração nula, o que implica que a resultante do sistema de forças também seja nula. Logo, ΣFi =0 é uma condição necessária, mas não é a condição suficiente de equilíbrio, esta condição garante o equilíbrio quanto ao movimento de translação, porém não garante o equilíbrio quanto a rotação.
O momento resultante de um sistema de n forças em relação a um ponto é definido pela soma dos momentos de cada uma das forças em relação a esse ponto .A determinação do momento de uma força no espaço será simplificada se a força e o vetor posição do seu ponto de aplicação forem decompostos nas suas componentes cartesianas x, y e z. As componentes Mx, My e Mz do momento, obtidas do produto vetorial do vetor posição e da força, medem portanto a tendência da força produzir no corpo rígido um movimento de rotação em torno dos eixos Ox, Oy e Oz. Se o