Condiçoes históricas do planejamento econômico de natureza capitalista
Disciplina: Sociologia do Planejamento Curso: Ciências Sociais
RESUMO:
No texto “Condições históricas do planejamento econômico de natureza capitalista” trata das relações entre mercado e Estado que no período da primeira guerra mundial até os anos de 1970, veio sendo recuperado como tema central como resposta as crises do capital. Os países que adentraram o socialismo real desenvolveram tais técnicas a partir de conceitos teóricos de economia política de tradição marxista, influenciando até os projetos de desenvolvimento econômico da preferia capitalista, os países ocidentais centrais utilizavam as diretrizes de investimentos estatais formalizadas teoricamente no arcabouço erigido por Keynes para dirigir o capital após a Crise de 1929.
Um fator de relevância é a diferentes vertentes de planejamento capitalista e socialista. A temática do planejamento evoca a contraposição entre as lógicas operacionais de distintos modos de modo de produção, de modo que todo conteúdo de Economia política do após a Segunda Guerra Mundial é batizado pela oposição entre duas ideologias que se localizam no âmbito do planejamento ou planning.
Mesmo que a Revolução Russa seja o marco que representa a tentativa mais ampla de direcionar conscientemente o funcionamento da economia após a Grande depressão que houve uma radicalização da coletivização econômica na URSS. Tanto no Mundo Ocidental quanto a União Soviética chegam ao conceito de planning como forma de condução da economia nacional na mesma época, embora por circunstâncias diferentes. A ideia de que o planejamento soviético determinaria o controle econômico no ocidente é um equívoco, pois os defensores de planejamento nos países capitalista buscavam apoio ideológico em outras fontes que não a URSS para sustentar um programa de coordenação econômica que ia contra a formação welfare state, a