condicionamento de pressionar a barra no rato
CURSO DE PSICOLOGIA
CONDICIONAMENTO DE PRESSIONAR A BARRA NO RATO
Jéssica Amanda Brandão Silva
Análise Experimental do Comportamento
Relatório nº 3
Setembro/2013
RESUMO
Condicionamento da resposta de pressionar a barra no rato. No terceiro experimento foi observado um rato (n°10) macho, albino e privado de água por aproximadamente 36 horas. O animal foi inserido na caixa de Skinner, na qual objetivava-se a modelagem do comportamento. Porém, igual no primeiro e secundo experimento não se chegou ao resultado esperado. O rato foi gradualmente condicionado a aproximar-se do mecanismo liberador de água, o qual emitia um som a cada gota que a observadora liberava. Após a primeira liberação de água e emissões de ruído, o rato passou a dirigir-se ao bebedouro e no quarto ruído ele bebeu água. Instalada essa resposta passou-se para tentativa experimental de modelar o comportamento do rato de pressionar a barra. Após a décima oitava liberações de água, o rato passou a olhar para a barra e a fareja-lá, toda vez que se aproximava do bebedouro e assim tendo uma gota liberada. Contudo, a resposta de pressionar a barra não foi instalada.
INTRODUÇÃO
O objetivo do experimento é modelar o comportamento de pressionar a barra para beber água do rato (n°10) que se encontrava privado de água à aproximadamente 36 horas. Analisando se respostas seguidas de reforço, tem sua frequência aumentada. Levando em consideração os comportamentos produzidos por ele em relação à barra.
Busca-se ensinar o rato o novo comportamento de pressão à barra encontrada no interior da caixa de Skinner. Para esse objetivo utiliza-se o reforço (apresentação de água) toda vez que o rato farejar, olhar ou tocar na barra a fim de modelar o comportamento do animal em relação à mesma.
MÉTODO
Equipamentos e materiais:
Para o experimento faz-se uso de uma gaiola experimental análoga à desenvolvida pelo famoso pesquisador