concurso
120 horas
02 de julho a 03 de Agosto de 2012 cefop.biologia@gmail.com O Professor Mediador do
Conhecimento Biológico
Fonte: http://www.google.com.br
Jaqueline Camargo
Módulo. 4
O professor mediador do Conhecimento Biológico
Ser professor...
É estar envolvido na docência em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando compromissos consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento, com a sociedade e sua transformação.
Marlene Correro Grillo
EDUCAR PELA PESQUISA
Educar pela pesquisa tem como objetivo incentivar o questionamento dentro de um processo de reconstrução de conhecimento. Este processo pode ser entendido como a produção de um conhecimento inovador que inclui interpretação própria, formulação pessoal, saber pensar e aprender a aprender.
Desta maneira, a pesquisa pode ser entendida por um conjunto de tarefas que ao serem executadas levam a reconstrução de alguma teoria ou conteúdo.
Demo considera o questionamento reconstrutivo a base para o educar pela pesquisa e isto implica em uma transformação do entendimento da palavra aprender, que passa do aprender com o significado de memorizar para o aprender com significado de reconstruir.
Como esta abordagem pretende superar o ensinar, o instruir, o treinar e o domesticar, incentiva e forma a autonomia crítica no sujeito
(Demo 1997). Isto acarreta uma mudança tanto no papel do aluno quanto do professor. O aluno deixa de ser um simples
Professora: Jaqueline Camargo
O professor mediador do Conhecimento Biológico
receptor de informações para tornar-se um aprendiz ativo no processo de reconstrução do seu conhecimento.
O professor deixa de ser o detentor único do conhecimento e passa a ser o orientador e parceiro dos alunos durante o processo (Williams 1995).
O questionamento reconstrutivo é um termo bastante amplo e engloba diferentes fases para a reconstrução