Concurso Cultural
Concurso Cultural é um projeto de incentivo à cultura e recreação, exclusivamente. Ou seja, não é permitido fazer publicidade seja de comércio, serviço ou produto. E isso vale para sites institucionais, lojas virtuais, fanpages de redes sociais etc. As redes sociais, a pesar de serem gratuitas, obtêm lucro de acordo com o trafego de usuários. Então, ao incentivar que alguém faça parte de um serviço, você incentiva que ela use esse serviço. Vale lembrar que todo post patrocinado em redes sociais ou blogs tem que ser identificado como tal. O que geralmente são usados no final das publicações de blogs, com as hastags “ #publi. O importante é sempre lembrar que Sorteio, Concurso e Promoção Comercial são coisas totalmente diferentes, os sorteios são regulamentados pela Caixa Econômica Federal, assim como as Promoções Comerciais.Quando vinculamos uma marca, e buscamos o engajamento do público ele virá instantaneamente Promoção Comercial. O que é proibido, e precisa de certificação da CEF.
O que é proibido em Concursos Culturais:
Atrelar o concurso a uma data comemorativa;
Colocar o nome da marca no nome do Concurso Cultural;
Fazer um concurso para premiar com a publicação de fotos e imagens;
Supondo que o seu concurso seja regular, não vinculado à marca, se o prêmio for um produto, ele deve ser amostra grátis, ou seja, uma versão não comercializada;
Ações atreladas a medicamentos, armas de fogo e fogos de artifício;
Concursos Culturais em Blogs de empresas ou ações explicitas em blogs pessoais vinculados a uma marca;
Uso de ferramentas virtuais de sorteio;
Comprar espaço e mídia em TV e rádio para a divulgação do Concurso, mesmo que regulares. Ad Words ainda não é considerado mídia, assim como Facebook e Google ainda não são considerados veículos. Mas isso deve mudar em breve.
Exemplos de Concursos de Sucesso.
ESCUTE Sam Smtih
Participe do Concurso Cultural ESCUTE Sam Smith! O vencedor do concurso irá levar para casa um LP "In The Lonely