Concreto
Ana Zulmira Diniz Badin!
Ua Mara Moraes!
1]
Membro Titular da SBCP.
Endereço para correspondência: Ana Zulmira Diniz Badin R. Des. Vieira Cavalcanti, 590 Curitiba - PR 80510-090 Fone: (41) 223-8886 Fax: (41) 323-1392
Descritores: Laser; resurfacing; erbium versus CO2
RESUMO
As indicações precisas do laser dos tipos CO2 e Erbium são discutidas no intuito de apresentar um melhor resultado estético e diminuir a morbidade. As indicações são baseadas no conhecimento da interação tecidual de cada laser) apresentando detalhes técnicos de execução resultante de uma experiência de 6 anos em resurfacing laser.
INTRODUÇÃO
A partir do ano de 1991, a busca pelo rejuvenescimento pôde contar com um aliado a mais, ou seja, a tecnologia ultra pulsada tornou possível o uso do laser de ca2 na face (resuifacing) através de um preciso controle do dano térmico.
a resuifacing,
a resuifacing facial, após esses 10 anos, passou por uma fase de amadurecimento e busca de novas tecnologias que viessem complementar falhas inerentes ao procedimento, preencher lacunas e mesmo evitar complicações, enviando-nos assim a uma nova fase de indicações e um panorama do resuifacing na atualidade.
ao contrário do que advogam alguns, é um procedimento que veio para ficar. Apresenta indicações e manejos precisos. A interação tecidual é um importante conhecimento para que seja possível manejar resultados cada vez melhores e evitar as complicações. Analisaremos as melhores indicações de cada laser ca2 e Erbium -, baseados em suas diferentes interações teciduais.
54
Rev. Soe. Bras. Ciro Plást. São Paulo v.17 n.3 p. 47-60 ser/dez. 2002
Indicações do Uso dos Lasers de CO 2 e Erbium
MATERIAIS E MÉTODOS
Foram operados 649 pacientes no período de março de 1996 a abril de 2001 utilizando os aparelhos de laser CO2 Ultrapulse (Coherent, Ine. Palo Alto, Cal) e Erbium YAG Ultrafine (Coherent, Ine. Palo Alto, Cal). Realizaram-se