Concreto
Prof. Richard Faria
DOSAGEM DE CONCRETO
MÉTODO NÃO EXPERIMENTAL (EMPÍRICO)
EXERCÍCIOS
(Petrucci, Eládio G. R. CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND, 7ª edição, Editora Globo, Porto Alegre, 1980)
1. Dosar o concreto para execução da estrutura em uma obra de pequeno porte. Considerar o consumo mínimo de cimento por metro cúbico de concreto permitido por norma. Serão utilizadas britas número 1 e
2 (50% de cada uma) na mistura. A areia a ser empregada é de granulometria fina. A mínima quantidade de água, que confere trabalhabilidade ao concreto, é de 0,52 litros por quilo de cimento, determinada pela experiência acumulada do construtor em obras similares. Para a execução teremos a disposição uma betoneira e um vibrador de agulha. Pede-se o traço em volume para um saco de cimento e o consumo de materiais, sabendo-se que será necessário produzir 18 metros cúbicos de concreto para executar a estrutura. (resolvido em sala de aula)
2. Determinar o traço de um concreto em volume de padiolas para um saco de cimento, baseando-se nas informações abaixo, e quantificar o consumo dos materiais para produzir 15 metros cúbicos de concreto com essa dosagem:
(resolvido em sala de aula)
a) Areia de granulometria média;
b) Serão usadas britas 1 e 2 (60% de brita 1 e 40% de brita 2);
c) Dimensão máxima dos agregados é de 25 mm;
d) O adensamento será manual;
e) Os pesos reais dos materiais são: cimento = 3,15 kg/l, areia = 2,65 kg/l e britas = 2,65 kg/l;
f) Os pesos aparentes dos materiais são: areia = 1,58 kg/l e britas = 1,50 kg/l;
g) O consumo de cimento por metro cúbico de concreto será de sete sacos;
h) A relação água : cimento será verificada na obra.
3. Estabeleça o traço para canteiro de obra e calcule o consumo de materiais para produzir 50 metros cúbicos de concreto, cujo volume será utilizado para executar uma estrutura em uma obra de pequeno porte, conforme as seguintes indicações:
(trabalho individual)
a) O diâmetro máximo do agregado mais graúdo é 38