concreto
CONCRETO AUTO-ADENSAVEL
SÃO PAULO
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
O concreto auto-adensável (CAA) foi proposto pelo professor Hajime Okamura, da Kochi University of Technology, em 1986 no Japão. Neste país, problemas de durabilidade das estruturas em concreto vinham se agravando continuamente, devido à redução do número de trabalhadores da construção civil qualificados para a execução de elementos estruturais. A solução encontrada para o problema, então, foi a busca de um concreto especial – o concreto auto-adensável (CAA) – capaz de apresentar boa durabilidade, independentemente das atividades de adensamento exercidas pelos trabalhadores no momento da concretagem.
DEFINIÇÃO
O termo concreto auto-adensável (CAA) identifica uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas preenchendo cada espaço vazio através, exclusivamente, de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de adensamento ou vibração externa.
A auto-adensabilidade do concreto fresco oferece uma excelente capacidade de preenchimento dos espaços vazios e o envolvimento das barras de aço, assim como outros obstáculos. Isso ocorre, exclusivamente, através da ação da força gravitacional, mantendo uma adequada homogeneidade.
Para um concreto ser considerado auto-adensável, ele deve apresentar duas propriedades fundamentais: fluidez e estabilidade. Essas características conferem ao concreto a propriedade de transpor vários obstáculos, preencher todos os espaços da fôrma e evitar a segregação e a exsudação.
A fluidez é a capacidade do concreto auto-adensável escoar preenchendo todos os espaços. Já a estabilidade, é a capacidade que o concreto auto-adensável possui para se manter coeso e homogêneo após ter fluído ao longo das fôrmas.
1- MATERIAIS DO CAA (Concreto Auto-Adensável)
Os materiais utilizados para produção de CAA são, em teoria, os mesmos utilizados para a produção de concretos convencionais, porém com maior adição de finos, quer sejam adições