Concreto
1.2 – Material concreto
Para o estudo e dimensionamento do concreto armado é necessário que se conheçam as propriedades do material concreto, do material aço e das características que possibilitam a utilização do material conjunto concreto e aço. Neste item será considerado o material concreto com suas principais características físicas e em seguida serão abordadas as principais propriedades referentes ao seu comportamento mecânico, quais sejam as propriedades de resistência e deformação.
1.2.1 – Massa específica
Os concretos normais, depois de endurecidos e secos, devem apresentar valores para a massa específica de 2.400 kg / m3 para o concreto simples e 2.500 kg/m3 para o concreto armado. Para as obras em que haja a necessidade de determinação precisa da massa específica do concreto, pode-se considerar para a massa específica do concreto armado o valor assim determinado para o concreto simples acrescido de 100 a 150 kg/m3 para levar em conta as armaduras . Para os concretos leves (massa específica < 2.400 kg/m3) e para os concretos pesados (massa específica > 2.400 kg/m3) a massa específica deverá ser sempre determinada em laboratório.
1.2.2 – Densidade de peso
Para determinação das cargas de peso próprio de concreto armado utiliza-se a massa específica com o valor de 2.500 kg/ m3 e a aceleração da gravidade com o valor de 10 m/s², para o sistema científico de unidades. Com isso obtém-se a densidade de peso (peso por unidade de volume) com o valor de ρc = 2.500 kg x 10 m/s² / m³ = 25.000 N/m³, onde N é a unidade de força denominada Newton. Para as aplicações práticas de dimensionamento de concreto armado utiliza-se a unidade de força de
1 kN = 1.000 N , sendo, portanto, a densidade de peso para o concreto armado dada por :
ρc = 25 kN/m3
Esta grandeza é também denominada de peso específico do concreto armado.
Sendo o peso próprio das estruturas